Conheçam como começou a PIXAR!

   Nerdaiada, a Pixar Animation Studios é uma empresa de animação digital norte-americana hoje pertencente à The Walt Disney Company, porém a companhia começou como uma divisão da Lucasfilm, a Graphics Group que criou softwares de computação gráfica e colaborou com a Industrial Light & Magic na criação de alguns efeitos visuais, principalmente nos filmes Star Trek II: A Ira de Khan e O Enigma da Pirâmide.



   Em 1986 a companhia foi comprada por Steve Jobs (co-fundador da Apple Inc.) estabelecendo-se como uma companhia independente. Ela foi rebatizada de “Pixar”, uma combinação da palavra “pixels” e da palavra “art”, que é o que a animação se propõe, fazer arte através de pixels. No princípio a Pixar era uma companhia de hardware, com seu produto primário sendo o computador Pixar Image Computer. Um dos maiores compradores do computador era a Walt Disney Pictures, mas o computador nunca fez muito sucesso e, para tentar alavancar as vendas, um dos empregados, John Lasseter, produzia curtas animados para mostrar as capacidades do aparelho.

   Assista abaixo os incríveis primeiros curtas-metragens produzidos. Eu lembro até hoje o encantamento e frisson que eles provocaram no mundo do cinema: um infinito de possibilidades que se abriam.

1984 – As Aventuras de André e Wally B.







1987 – Red’s Dream




1988 – Tin Toy




1989 – Knick Knack




1997 – O Jogo de Geri




   Em 1991, a companhia assinou um contrato com a Disney por U$26 milhões para a produção de três longas-metragens animados, sendo o primeiro deles Toy Story, que foi lançado nos cinemas em 1995. Desde então, a Pixar recebeu 27 Academy Awards, 7 Globos de Ouro, 11 Grammy Awards e diversos outros prêmios. O estúdio já lançou 14 filmes, sendo que 13 desses deles se tornaram um sucesso financeiro e de crítica. Em julho de 2013, seus filmes arrecadaram $8.3 bilhões de dólares em todo o mundo, com uma média de $597 milhões de dólares. Todos os filmes do estúdio estão entre os 50 filmes de animação de maior bilheteria de todos os tempos.


Share on Google Plus

About Nerd em Casa

    Facebook Comment
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário