7 efeitos especiais (de bosta) em grandes produções

Grandes produções de Hollywood com orçamento estratosférico, seja de ação, aventura ou ficção científica, estão cada vez mais dependentes de efeitos especiais cenários grandiosos, criaturas fantásticas e grandes explosões só são possíveis com o uso de computação gráfica, animatrônicos, marionetes e por aí vai.



Só que, por mais que a equipe envolvida seja profissional e o dinheiro pareça não ter fim, alguns filmes escorregam em certos momentos nos efeitos visuais. Vários podem ser imperceptíveis em meio a tanta coisa acontecendo na tela, mas alguém sempre percebe e, com a ajuda da internet, o erro é imortalizado.

O WhatCulture e o Screenrant fizeram rankings sobre o tema só usando filmes mais contemporâneos e você confere uma seleção especial e carregada de vergonha alheia logo abaixo. E não se esqueça: não questionamos em nenhum momento a qualidade de cada longa-metragem listado.

1. O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003)


A cena em que Legolas cuida de um Mumakil sozinho além dos soldados montados nele é icônica. Porém, você já parou para prestar atenção nos efeitos dela? Em um descuido bizarro da produção, Legolas ganha um modelo em 3D bem abaixo da média em alguns cortes, sem contar o fundo digital nada realista nas tomadas. O filme ganhou o Oscar de "Melhores efeitos visuais" daquele ano de forma merecida pelo conjunto da obra, mas essa escorregada também credencia ele para essa lista.


2. Sniper Americano (2014)


Clint Eastwood é um cara rústico. Por isso, quando nenhum bebê que seria usado como "ator" em uma cena de seu premiado filme estava disponível e não havia tempo para fazer um modelo digital, ele simplesmente improvisou. Usou um boneco na cena e o pior aconteceu: o elemento ganhou mais destaque do que deveria, o suficiente para que a bizarrice fosse notada. Perceba como Bradley Cooper mexe o braço do brinquedo com o polegar para tentar da alguma vida ao objeto. Não é um "efeito especial", mas não podia ficar de fora.


3. King Kong (2005)


King Kong também levou Oscar e o trabalho de criação do gorila é realmente incrível e os dinossauros nao ficaram nada ruins. Mas, novamente, há um escorregão em uma cena. Quando os "dinos" partem na direção de Jack Black, Adrien Brody e companhia, a sobreposição de atores com répteis digitais não dá certo: há problemas com a sombra e as texturas dos dois elementos são claramente bem diferentes.


4. O Retorno da Múmia (2001)


Os três filmes que reviveram a criatura zumbificada egípcia de apoiam bastante nos efeitos especiais para mostrar tempestades de areia, criaturas do submundo e por aí vai. Não há reclamações sobre isso até chegar a luta final da primeira continuação, que apresenta Dwayne "The Rock" Johnson como o Escorpião Rei que depois ganharia um filme próprio. Vai dizer, os gráficos parecem sair diretamente do PlayStation. O primeiro PlayStation USAHSIUAhiusaI.

5. A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012)


Um clássico instantâneo de listas como essa, a filha de Edward e Bella foi uma criação bizarra para o último filme da franquia Crepúsculo. A personagem Renesmee precisava de um rosto mais maduro que a idade aparentava e, para tentar criar isso, um rosto digitalizado mais que esquisito foi criado. Parece que Kristen Stewart ganhou um rival em termos de atuação e expressão.


6. 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002)


Fazer James Bond "surfar" em uma tsunami criada por uma geleira cortada pelo vilão não era uma tarefa fácil, mas o resultado dessa cena grandiosa ficou até abaixo do esperado. As cenas de zoom no ator não estão ruins, mas quando o plano é mais aberto, os gráficos do PSOne atacam novamente.


7. Lanterna Verde (2011)


Aqui, a citação vai para o conjunto da obra. É claro que fazer os efeitos do que é criado pelo anel e os alienígenas é difícil, mas o que mais incomoda em todo o longa-metragem é o uniforme de Hal Jordan. Não há como ser mais óbvio: aquela roupa cheia de brilho é claramente inteira feita na pós-produção e contrasta totalmente com a cabeça do ator. Como hoje os filmes de super-heróis estão na moda e com as editoras mais envolvidas que nunca, a Warner Bros. e a DC Comics dificilmente deixarão algo assim acontecer novamente.

Fonte:tribogamer
Share on Google Plus

About Nerd em Casa

    Facebook Comment
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário