Cagadas que empresas de entretenimento eletrônico já fizeram!!!

   A ascensão dos vídeo games tem sido tão meteórica nos últimos anos que deixou de ser vista como a busca preferida dos geeks e crianças para se tornar uma indústria multibilionária. Na verdade, o mercado de jogos é tão grande que a receita global supera o de outros meios de entretenimento. As campanhas de marketing para os próximos títulos evoluíram, mas, de vez em quando, uma idéia que é claramente muito estúpida é aprovada.

NOME DO SEU FILHO DE TUROK


   Uma empresa cometeu erros quando foi anunciar o seu mais recente jogo. Aqueles com memória boa podem lembrar de Acclaim como sendo uma empresa que geralmente faz jogos bastante sólidos, sem nunca realmente ter se tornado maciça na indústria. O que você pode não se lembrar é que, até o final da existência da empresa, suas campanhas publicitárias cruzaram a linha de insanidade.






   A primeira das três propagandas de Acclaim nesta série é talvez a menos ridícula. Em 2002, a empresa estava querendo relançar a popular série Turok. Os jogos tinham muito sucesso no Nintendo 64, mas o surgimento de uma nova geração de consoles deixou a empresa em busca de uma maneira de trazê-lo uma nova audiência.

   Então, como a empresa faria para o púbico ficar animado sobre o próximo Turok: Evolution? Simples: Eles ofereceram US$ 10.000 para qualquer um louco o suficiente para dar “Turok” como nome de seu filho recém-nascido. Teve como intenção de convencer gamers céticos em relação à qualidade do título. E curiosamente o jogo não vendeu particularmente bem. Não se sabe se alguém realmente ganhou o prêmio, mas se há uma criança lá fora nomeada Turok, você pode apostar que ela passa a vida contando os dias até que tenham idade suficiente para obter uma mudança de nome.

RESIDENT EVIL



   Em 2003-2004, a Capcom, empresa desenvolvedora de jogos, estava fazendo um movimento muito grande com a sua série Resident Evil. Antes do sucesso monstro de Resident Evil 4, a empresa decidiu que o caminho a seguir para a série era levar as pessoas a jogar online. O jogo em si trazia uma ideia decente. Não era o tradicional Resident Evil,  mas sim um desdobramento da série popular. E assim foi necessária uma campanha de marketing para aumentar a consciência.

   A Capcom decidiu trabalhar com uma agência para criar um site que permitira aos usuários inserir o número do celular de um amigo, fazendo com que o site envie uma mensagem dizendo que eles tinham contraído o T-Virus. O T-Virus, para aqueles que não sabem, é o vírus que causa o surto de zumbis que é o centro do jogo. O texto ainda ia com um link para um site que oferecia prêmios para alguns sortudos.

   Você já pode ter descoberto o que deu errado aqui. Resumindo, o site permitia que as pessoas inserissem qualquer número de telefone celular, que por sua vez fez com que milhares de pessoas recebessem mensagens de texto não solicitadas dizendo que eles tinham sido infectados pelo T-Virus. Aqueles que estavam familiarizados com o jogo simplesmente sorriram e ignoravam. Os que não estavam, foram em busca de apoio das empresas de antivírus perguntando como lidar com a “ameaça”.

PSP VENDE ATRAVÉS DE RACISMO


   Imagine por um momento que você é a Sony. Você subiu até o topo da montanha no mundo dos consoles graças aos enormes sucessos que foram o PS1 e PS2, e agora você está para enfrentar o mercado de portáteis. Você desenvolveu um console que fica de igual para igual com a marca DS, da Nintendo e agora tudo que resta é chamar atenção para seu console. Como você faz isso?

   Se você respondeu “com o racismo implícito,” então parabéns, membro da equipe de marketing da Sony, já está em seu caminho.

   Uma vez que um console foi lançado, o mercado é inundado com atualizações e mudanças de cor, em um esforço para sugar o máximo de dinheiro do consumidor. Essa é sem dúvida o que a Sony tinha em mente quando eles lançaram um PSP branco como um contraponto ao preto padrão.

   Não é má idéia. Afinal de contas, a variedade é o tempero da vida. O problema surgiu quando a empresa decidiu que seria uma boa ideia criar um outdoor na Holanda que mostra uma pessoa branca em uma clara posição de poder sobre uma pessoa negra, com muitas implicações infelizes que você esperaria de tal anúncio. As pessoas ficaram indignadas e, apesar da Sony ter removido o outdoor em pouco tempo, o PSP nunca chegou a conseguir quebrar o domínio do mercado da Nintendo.

SHADOW MAN 2


   O original Shadow Man foi um jogo bastante decente de aventura em terceira pessoa que nunca realmente foi popular. A sequência foi mais do mesmo, apenas com um “dois” anexados ao final. Claramente, algo precisava ser feito para construir alguma campanha publicitária para o jogo.

   Tendo em conta que o conceito geral do jogo giravam em torno da morte e da vida após a morte, a Acclaim, desenvolvedora do jogo, decidiu tentar pagar as pessoas para colocar anúncios nas lápides de seus entes queridos falecidos.

   Eles disseram que a controvérsia vende, mas, neste caso, tudo o que aconteceu foi um monte de indignação seguido de mais um jogo de video game caindo no esquecimento. Quanto à campanha publicitária, foi aparentemente tudo uma grande brincadeira de primeiro de abril.

Fonte: Minilua




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