Fontes dizem que Cortana flutuará pelo Windows 10 todo a partir da próxima atualização

Microsoft continua com uma estratégia agressiva de popularização da Cortana. Nesta semana, a assistente virtual chegou oficialmente ao iOS e Android, mas não vai parar por aí. De acordo com informações obtidas pelo site The Verge através de pessoas familiarizadas com os planos da Microsoft, a Cortana pode ter uma presença muito maior do que a atual no Windows 10.

A ideia seria permitir a Cortana flutuar pelo sistema a partir da próxima grande atualização do Windows 10. Ela ficaria visível em diversas situações, como dentro de documentos, sempre de forma contextualizada com o que está sendo realizado no sistema.



Os mais veteranos provavelmente já estão pensando no antigo Clippy, o antigo assistente do Office que dava assistência aos usuários dando dicas e fornecendo ajuda. Apesar de simpático, o assistente na época teve péssima recepção. Ainda de acordo com as fontes do The Verge, a ideia é similar mas com funcionamento completamente diferente.

A Cortana funcionaria mais como uma poderosa ferramenta de busca do que uma assistente simplista. Caso esses planos se concretizem, a Cortana terá ainda mais liberdade no sistema, podendo, por exemplo, mutar as notificações rapidamente, caso ela ache isso importante de acordo com o que está sendo realizado, como a elaboração de um documento.

Falando em notificações, os planos da Microsoft também incluem grandes melhorias na Central de Ações do Windows 10, tornando a funcionalidade muito mais rica e funcional. É possível que versões futuras permitam que aplicativos terceiros sejam integrados na forma de widgets.

Os usuários do Windows 10 Mobile também devem receber novidades. Entre a lista de funções sendo desenvolvidas, está a de algo similar ao Now on Tap da Google, que abre a assistente trazendo funções contextualizadas ao que está na tela.

Para os brasileiros, essas novidades devem se tornar mais relevantes em breve, visto que há diversos indícios que a Cortana em PT-BR está próxima de ser lançada.

Share on Google Plus

About Nerd em Casa

    Facebook Comment
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário