Vídeo mostra a GTX 1080 da EVGA pegando fogo devido ao problema de superaquecimento

Na semana passada, noticiamos que algumas placas GTX 1080 e GTX 1070 da linha FTW da EVGA apresentaram problemas de superaquecimento. Em alguns testes o VRM alcançou quase 107ºC. O que foi constatado é que o problema foi causado pela falta de thermal pads na área do VRM, permitindo que a placa operasse em temperaturas mais elevadas.



Devido a toda repercussão rapidamente a companhia disponibilizou em seu site a possibilidade que os consumidores com as placas afetadas pudessem requisitar os thermal pads (com a aplicação a companhia diz que o VRM fica na casa dos 75ºC), além de estar preparando uma nova versão da BIOS que faz com que os fans operem em um RPM mais alto para um melhor resfriamento da GPU e demais componentes.

Mesmo com a velocidade na solução convenhamos que a troca dos thermal pads não é uma técnica tão conhecida assim pelos consumidores, a companhia até preparou um guia para esse mod, mas não deixa de ser uma dor de cabeça a mais para quem já está revoltado com o problema.

Para os que não se sentem confortáveis com essa façanha a solução é entrar em contato com o RMA da EVGA para que a placa possa ser trocada. A EVGA também disse que a partir do próximo lote todas GTX 1070 FTW e GTX 1080 FTW estarão com os thermal pads pré-instalados.


Um usuário no Youtube chamado Michel Duncan conseguiu registrar em vídeo o problema de superaquecimento enfrentado pela placa de vídeo GTX 1080 FTW. É possível ver claramente a placa pegando fogo. Segundo o que foi reportado por Duncan a placa estava sendo utilizada há um mês sem nenhum problema, porém um dia ele chegou em casa e notou que o computador não estava mais ligando, e então iniciou aquela bateria de testes por eliminação, testando de forma individual os componentes para encontrar o problema, foi então que a placa de vídeo pegou fogo.




De acordo com o overclocker Buildzoid, O que aconteceu é que o VRM chegou ao estado de fuga térmica, porém como ele não exibe qualquer sinal de que está a ponto de apresentar problemas fica mais complicado de ser detectado. Esse processo de descobrir o problema só acontece com o monitoramento da temperatura.


Fonte:adrenaline
Share on Google Plus

About Nerd em Casa

    Facebook Comment
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário